16 de mar. de 2010

Rezando o terço de Pedro Costa


(Foto: www.revistacatorze.com.br)


Por Marcílio Amorim

Não sei como essa notícia não foi parar nas manchetes dos jornais e blogs da taba poti: “Homem dá à luz a terço católico”. A performance do artista Pedro Costa (amigo conhecido de minha adolescência como Pedro Pan) na abertura do 13º Salão de Artes Visuais da Cidade do Natal, no dia 12 de março, que fez brotar de seu orifício anal um terço religioso, foi a azeitona do empadão que partilho em santa ceia com vocês.
A não publicada manchete do dia, acima, entre aspas, também poderia ser apontado como um milagre pelos mais fervorosos (como aquelas imagens que choram lágrimas de mel no interior da vida). Afinal, não é todo dia que um homem tira do rabo um colar sagrado! Mas no fim das contas: o que esperam os artistas potiguares a não ser por um milagre?
O “milagre do terço cagado no salão de artes visuais” se espalhou pela net em matéria repercutida pelos meninos ótimos da Revista 14 (www.revistacatorze.com.br), e chamou a atenção dos tuiteiros, com piadinha dos engraçadinhos e tímidas críticas dos mais puristas.
Que não seja do tipo que se retira de dentro do rabo, mas só mesmo um milagre pode salvar a cultura potiguar! Milagre, diga-se de passagem, é quando pedimos a um santo, a um Deus, a uma força maior que nos ajude em um momento de muita dificuldade, desordem e de caos total, em estado irreversível.
O meu estranhamento não parte de cima, lá na outra ponta (onde tudo parece muito bem e ninguém reclama de insatisfação), mas sim de baixo, de quem recebe cada paulada e castigo em nosso teatro, dança, artes plásticas, literatura, música... Os artistas são os maiores prejudicados com a inércia das políticas culturais; da má gestão dos (poucos) fundos destinados ao fazer artístico dos artistas deste estado; da degradação, depredação e quase extinção da nossa memória artístico-cultural; dos espaços de apresentação cada vez mais escassos; da falta de público formado; da inexistente política de fomento à cultura; do avanço cruel dos esquemas dos exorbitantes Autos (que gastam milhões em espetáculos de pouca contribuição artística para quem faz e para quem assiste); do atraso artístico-intelectual de nossas crianças e da falta de estímulo ao consumo do que é da terra.
Mas mesmo assim ninguém faz nada! Dormentes, dormindo, doentes, calejados, dementes, parecem ter desistido. Parecem estar muito cansados! Como quem entregou os pontos e só espera! Um milagre, talvez?!
Embora sua última e única esperança seja um milagre, o artista potiguar ainda não pariu um santo homem a ser seguido, como Maria fez com Jesus. Os fazedores da cultura potiguar esperam por um milagre mas não creem em santo algum! E já viu o que acontece nos casos de milagre sem santo, santo sem reza, reza sem santo...? Não dá certo!
Parece que quem encontrou mesmo o caminho dos céus foram os políticos potiguares, que enquanto não tem o palanque liberado e o horário eleitoral gratuito loteado pelos conchavos, aproveitam missa de sétimo dia, festa de padroeira, cultos, sessão espírita, afoxé, casamento, batizado, velório e enterro para fechar alianças e conquistar votos. Acendendo uma vela para Deus e outra para o Diabo! Sacrilégio!
Mas voltando a falar de cultura... Posso garantir que estamos encolhendo, dando ré, atrofiando, murchando, mediocrizando o maior motivo de orgulho de um povo: a sua arte! Está tudo errado!
Espero por uma saída, uma revolta, uma mobilização... Ou você (artista) quer passar a vida pobre, com pires na mão, fazendo arte para fazer pose, aparecer na capa do caderno de cultura, receber tapinha nas costas e continuar sendo o motivo de orgulho apenas da sua família e dos amigos mais chegados?! Tenhamos fé!
Santos do pau oco, charlatanismo explícito, dízimo loteado, bíblia de ponta-cabeça, demônios disfarçados, fedor de bosta no terço sagrado e continuamos acreditando em tudo, sendo enganados calados, aplaudindo absurdos, de joelhos e esperando algo que pode nos levar ao limbo ou pode nos fazer queimar nas piores fogueiras do inferno. A escolha é nossa! Vamos desfazer esse ebó! Alguém ai... ROGAI POR NÓS! Amém.

Marcílio Amorim
Blog: www.blogsaladeespera.blogspot.com
Email e msn: marcilioamrim@yahoo.com.br
Twitter: www.twitter.com/MarcilioAmorimA

7 comentários:

  1. Gostei do seu perfil e do seu jeito de escrever- tb concordo que a arte...
    enfim, que orem por nós.
    Abs, Laura Diz

    ResponderExcluir
  2. Aff, Marcílio!! Disse tudo: tá tudo errado! Bjk. Amém.

    ResponderExcluir
  3. fala Marcílio, bem que vc falou que iria meter bronca com gosto de gás - e meteu mesmo! (no melhor sentido da palavra, nada de terços no rabo...)

    Muita boa a ousadia do também amigo de looongas datas Pedro Pan Costa, espero que tenha surtido algum efeito na nossa caretaça província.

    Estou republicando seu texto (com os devidos créditos) no blog da Rede Potiguar de Música (www.redepotiguardemusica.blogspot.com).

    Porém, ao contrário do que você afirma, tem uma galera se movimentando pra tentar reverter esse quadro. O movimento ainda é tímido, a rede ainda é pequena, mas a intenção é iniciar a tão sonhada e esperada transformação.

    Vâmo que vâmo meu bróder.

    Abrass,

    Yuno

    ResponderExcluir
  4. Arrasou
    Sem falar que a abertura do Salão contou a ilustre ausência da Prefeita, do secretário..enfim, o dinheiro então, só Deus sabe...
    Natal cada vez mais fazenda e menos iluminada, ainda que ache que os artistas podem se unir mais.

    ResponderExcluir
  5. Amigos,
    Isso só está acontecendo porque está em curso um engenhoso plano para transformar os homossexuais em seres superiores aos demais cidadãos brasileiros. O Movimento Homossexual e suas lideranças perversas estão incrustados no Executivo Federal e colocaram em marcha um ardiloso plano para tornar as perversidades do mundo gay em "arte sacra". É fundamental que nos manifestemos de todas as formas para que a sociedade brasileira perceba o intento nefasto e os ardis dessas lideranças que não respeitam o cristianismo, atacam a família e tudo de bom que existe na sociedade ocidental. Precisamos EXIGIR que os parlamentares façam alguma coisa para conter a sanha enlouquecida dos líderes do chamado "Movimento Homossexual." Não não fizermos isso (urgente), serão nos nossos ânus que eles introduzirão nossos símbolos religiosos. Nossa passividade diante de todo esse lixo é que alimenta o Movimento Homossexual. Se não fizermos algo para mostrar nossa indignação diante desse absurdo, nós e nossos filhos é que sofremos as consequências de nossa falta de coragem. Portanto, encaminhemos e-mails aos parlamentares católicos, evangélicos, espíritas e de bom senso para que intervenham e limitem os absurdos da militância gay nesse país. Nossos filhos e filhas não merecem o mundo que a liderança homossexual pretende construir. Pensem nisso e tomem alguma atitude prática para limitar os ardis desses gays "aloprados". Façam algo, enquanto estamos vivendo numa democracia... afinal, a militância gay pretende, entre outras coisas, acabar com os fundamentos democráticos.

    ResponderExcluir
  6. Posso não ser um potiguar, mas sou brasileiro e independente das limitações estaduais preocupo-me com os assuntos de interesse nacional, a cultura potiguar é um deles. Belo texto!

    O que achei curioso é ver entre seus comentários o texto de Anônimo. Sim, pra ter escrito um comentário tão preconceituoso e homofóbico quanto este tinha mesmo que ser no anônimato, afinal de contas é muito fácil apontar enquanto se escondi. Meu caro anônimo, da próxima vez que quiser estragar a beleza de uma intolerância sádia e inteligente, como foi a de Marcílio, pensa duas vezes E NÃO O FAÇA!

    ResponderExcluir
  7. Matéria é energia condensada. Nada impede que essa energia se reordene ou readquira o equilíbrio essencial de forma instantânea. Quando isso se dá ocorre o que chamamos MILAGRE! Aleluia! E fez-se a ARTE!!!! Grande milagre co-criado pelo divino homem. Parabéns pelo blog!
    Carlos Alberto de França Rebouças Junior
    Fortaleza - Ceará - Brasil

    ResponderExcluir

Abra a boca!